Patricio Letelier

Patricio Letelier (1943-2011): Letelier era uma liderança indiscutível na área de Relatividade Geral e um professor ativo em todas as instituições pelas quais passou. Sua morte, prematura e inesperada, pôs fim a uma longa carreira científica iniciada nos anos sessenta, quando Patricio concluiu seus estudos universitários na Universidade do Chile.

Seu doutorado foi obtido na Universidade de Boston, em 1977. Em 1978, assumiu uma posição no Departamento de Física da Universidade de Brasília, onde ficou até 1988, ano em que se transferiu para o Departamento de Matemática Aplicada da UNICAMP.

Sua extensa e diversificada lista de publicações retrata bem suas atividades como um cientista plenamente realizado. Sua também extensa lista de estudantes e colaboradores demonstra sua enorme influência na ciência brasileira e mundial. Deu contribuições relevantes no domínio do estudo de buracos negros, caos, defeitos topológicos, soluções exatas, aspectos matemáticos e físicos da Teoria Relatividade Geral.

O comitê organizador da II Escola vem empreendendo os esforços para mais uma homenagem póstuma ao Prof. Letelier, tentando atribuir seu nome a um asteróide descoberto por um de seus orientados.